Quem sou eu

Minha foto
Uma apaixonada pela vida e pela arte...

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Adolphe Charles Adam

Adolphe Adam - (1803-1856)


"Um mestre absoluto e sem rivais. Na música para o ballet foi que revelou seu grande senso poético.... trazendo a este tipo de música toda a flexibilidade de escrita e diversidade de estilo que nos demonstrou em outras obras" - Pier Angelo Fiorentino.

Adam nasceu em Paris em 24 de julho de 1803 filho de um professor de música do Conservatório. Sua mãe era a filha de um notável médico.
Quando criança, ele preferia improvisar sua própria música ao invés de estudar música a sério.

Adam começou seus estudos musicais no internato e entrou no Conservatório em 1821, estudando órgão e harmônio com Benoist e mais tarde com Boïeldieu. Seu pai não o encorajou a seguir uma carreira musical. Ao invés disso, foi a sua amizade com um dos alunos de seu pai, Ferdinand Hérold (que é mais conhecido hoje como o compositor de La Fille mal gardée), que influenciou Adolphe a desejar ser um compositor, especificamente para o teatro. Boïeldieu também o encorajou nesse sentido. Aos 20 anos, Adam estava escrevendo canções para as casas de vaudeville de Paris e estava tocando na orquestra do Gymnase, onde mais tarde se tornaria o mestre do coro.

Em 1825 Adam ajudou Boïeldieu com a preparação da sua opera La Dame Blanche, a qual ele também transcreveu para piano para venda popular.
Com o dinheiro deste empreendimento, viajou para a Bélgica, Holanda, Alemanha e Suíça. Em Genebra ele conheceu Eugène Scribe com quem colaborou em inúmeras operas durante os próximos 30 anos.

Em 1830 Adam tinha completado 28 obras para teatro, inclusive algumas danças. Sua primeira composição dramática foi uma opereta de um só ato, Pierre et Catherine que foi apresentada na Opera Comique em 1829, e continuou durante outras 80 apresentações. Sua primeira ópera em três atos, Danilowa, veio em 1830, porém as exibições foram interrompidas pela Revolução. Adam voltou às suas atividades de vaudeville e co-escreveu seu primeiro ballet, La Chatte blanche, com Casmir Gide no mesmo ano.

O primeiro ballet composto unicamente por Adam foi Faust em 1833 para o coreógrafo André Deshayes no King's Theatre em Londres. Seu primeiro trabalho para a Opera de Paris foi a música do ballet La Fille du Danube para Taglioni em 1836. Ele viajou a St. Petersburg para apresentar o mesmo trabalho, um novo ballet, L'écumeur de mer, e uma ópera para a corte do Tsar Nicholau I.

O próximo trabalho importante de Adam foi a música do ballet Giselle, pela qual ele é provavelmente mais conhecido hoje em dia. Ela estreou na Opera de Paris em 28 de junho de 1841.

Pouco depois do bem sucedido Giselle, um novo diretor tomou posse na Opera, com o qual Adam teve sérios atritos. Ele tornou público que nunca mais um trabalho seu seria executado no teatro. Adam investiu seu próprio dinheiro e fez grandes empréstimos para abrir uma terceira casa de ópera própria. Em 1847 Adam abriu o Théâtre National, em Paris, como palco para jovens compositores. Devido à Revolução ele teve que ser fechado no ano seguinte, deixando Adam com grandes dívidas. Cedendo todos os seus royalties para liquidar a dívida, ele se voltou para o jornalismo para ganhar algum dinheiro. Em 1849 Adam se tornou Professor de Composição no Conservatório, uma posição que ocupou até sua morte. Nesse meio tempo ele continuava a compor, entre outros seu ballet Le Corsaire que estreou em janeiro de 1856. Eventualmente, com muito trabalho, ele pagou todas as suas dívidas, porém isso custou sua própria saúde.

Adolphe Charles Adam morreu em 3 de maio de 1856 em Paris tendo escrito 40 operas, 14 ballets e inúmeras operetas e vaudevilles.

Uma lista dos ballets compostos por Adam

- La Chatte Blanche (Com C. Gide)1830
- Faust 1833
- La Fille du Danube 1836
- Les Mohicans 1837
- L'Ecumeur de mer 1840
- Die Hamadryaden 1840
- Giselle 1841
- La jolie Fille de Gand 1842
- Le Diable à quatre 1843
- The Marble Maiden 1845
- Griseldis; ou Les Cinq sens 1848
- Le Filleule des fées 1849
- Orfa 1852
- Le Corsaire 1856

Nenhum comentário:

Todos os sonhos do mundo...

Todos os sonhos do mundo...
Por Benicia Marcantonio