Quem sou eu

Minha foto
Uma apaixonada pela vida e pela arte...

domingo, 27 de fevereiro de 2011

LA PERI



O Ballet La Peri, uma jóia do ballet romântico restaurado pelo bailarino Vladimir Malakov há um ano para o Ballet Estatal de Berlim.
O libreto de Theophile Gautier, música de Burgmüller(compositor de Pas de Paysant de Giselle),coreografia de Jean Coralli,idealizada novamente para a bailarina Carlotta Grisi.
Estreou em 17 de julho de 1843, 2 anos depois de Giselle e tornou-se um grande sucesso.




Achei este trecho maravilhoso,aliás, na minha opinião as grandes companhias deveriam sempre procurar fazer este trabalho de restauração de ballets antigos que se perderam no tempo.
Alguns já foram trazidos de volta á vida, como:
A Filha do Faraó,
Ondine,
O Despertar de Flora,
A Flauta Mágica,
La Esmeralda.
O Ballet de Repertório é vastíssimo em temas, cores e formas, pena que para a grande maioria dos bailarinos exista apenas D. Quixote, Giselle,Corsário,Coppelia e Lago dos Cisnes.Quando falo sobre estes ballets antigos e não conhecidos com meus alunos, sinto que eles ficam apaixonados e ao mesmo tempo surpresos com tanta riqueza de pesquisa da época.Acho importante que saibam da existência deles, mesmo que nunca tenham oportunidade de vê-los,já que alguns se perderam no tempo,mesmo assim, fica aqui a minha contribuição, amor e respeito a estas pérolas do passado.

2 comentários:

Tadys disse...

Adorei o texto!
Claro que o vídeo também.

Myrna disse...

Que bom que gostou querido! Grande beijo

Todos os sonhos do mundo...

Todos os sonhos do mundo...
Por Benicia Marcantonio