Quem sou eu

Minha foto
Uma apaixonada pela vida e pela arte...

terça-feira, 15 de março de 2011

O Giro da Bailarina

Achei muito interessante este texto relacionado a fisica, porque ele nos ajuda a entender o que acontece com o corpo durante o movimento de giro.
Sabendo mais sobre o assunto, consequentemente entenderemos melhor a forma de realiza-lo de maneira correta.

O Giro da Bailarina

Uma bailarina pula com os braços abertos, com uma certa velocidade angular de rotação ao redor do eixo do corpo, que é mantido na vertical.Ainda no ar, a bailarina aumenta o módulo da velocidade angular de rotação aproximando os braços do eixo do corpo.


O momento de inércia de um corpo depende da massa do corpo e de como ela se distribui em torno do eixo de rotação. Quanto mais próxima do eixo é essa distribuição, menor é o momento de inércia. Assim, aproximando os braços do eixo do corpo, a bailarina diminui o seu momento de inércia.
Ignorando a resistência do ar, a única força externa que age sobre a bailarina, enquanto ela está no ar, é a força peso. Mas a força peso atua no centro de massa e o torque associado a essa força, em relação ao eixo do corpo, onde também se encontra o centro de massa, é, por isso mesmo, nulo.
Então, enquanto a bailarina está no ar, é nula a soma dos torques externos sobre o seu corpo e o seu momento angular não pode mudar. Em particular, o módulo desse momento angular, Iw, não pode mudar.
Portanto, com a diminuição do seu momento de inércia, o módulo da sua velocidade angular de rotação aumenta.
A Ciencia e Cons-ciencia da Arte de Dancar.
Fonte:ufsm, a fisica das rotacoes.

Um comentário:

Sarah Santoro disse...

Nossa... Muito interessante!!!rs

Todos os sonhos do mundo...

Todos os sonhos do mundo...
Por Benicia Marcantonio