Quem sou eu

Minha foto
Uma apaixonada pela vida e pela arte...

sábado, 23 de abril de 2011

As cenas perdidas do ballet Giselle

PACIFIC NORTHWEST BALLET apresenta Giselle


Premiere Mundial: 03 de junho, 2011
Desde a sua estreia em Paris em 1841, Giselle se tornou um dos mais populares ballets de todos os tempos.
Uma obra-prima do período romântico, Giselle narra a história de uma jovem camponesa seduzida e traída por um nobre.
Morrendo de coracao partido,ela se une às fileiras das sobrenaturais Willis, mulheres desprezadas antes de seu casamento e condenadas a levantarem de suas sepulturas para vingar-se na eternidade.

O PROCESSO DE REMONTAGEM
Giselle é amplamente reconhecido como o maior balé da Era Romântica. As fontes utilizadas para a producao da Giselle do PNB incluem um repetiteur (com a pontuação do ensaio, incluindo descrições detalhadas do Pas de Action que acredita-se ter sido preparada em Paris, por volta de 1842, para auxiliar na montagem de Giselle em São Petersburgo no mesmo ano).
O repetiteur inclui informações detalhadas relativas à ação do ballet e como se relaciona com a musica do compositor francês Adolphe Adam.
Outra fonte da producao original francesa é uma notação completa de Giselle provavelmente de 1860, produzida em Paris por Henri Justamant. Estas elaboradas notacoes foram descobertas recentemente em uma coleção particular na Alemanha e tornadas publicas. A outra fonte importante é uma notação coreográfica feita em São Petersburgo, por volta de 1899-1903. Esta notação foi feita utilizando o sistema de notação Stepanov desenvolvido em São Petersburgo em 1890. (O sistema de notação da dança Stepanov codifica movimentos de dança, utilizando o sistema ocidental de notação de música.)Esta producao foi utilizada pelo coreógrafo Marius Petipa baseada na versão original francesa de Giselle em Paris, com coreografia de Jean Coralli e Jules Perrot. A notação Stepanov de Giselle foi usada no Ocidente para encenações históricas do Ballet da Opera de Paris e Ballet Vic-Wells (hoje Royal Ballet). A notação está nos arquivos do Teatro da Harvard Collection.



Em colaboração com Peter Boal, que supervisionara toda a producao,Mariana Smith orientara sobre as fontes francesas e a sua utilização para a ação do ballet, enquanto Doug Fullington irá reconstruir a coreografia utilizando as notações Stepanov. Esta produção marca a primeira vez que uma companhia americana de ballet utilizara como base da produção a notação Stepanov, assim como mostrara pela primeira vez nos tempos modernos as cenas perdidas da producao original do ballet Giselle.

Fonte:
http://blog.pnb.org/2011/04/giselleballets-great-tragedy.html

Nenhum comentário:

Todos os sonhos do mundo...

Todos os sonhos do mundo...
Por Benicia Marcantonio