Quem sou eu

Minha foto
Uma apaixonada pela vida e pela arte...

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O conto original de O lago dos Cisnes


Odete era uma linda jovem que vivia alegre no campo com sua família. Um dia, um feiticeiro que morava na região encantou-a na forma de um cisne branco. Assim sendo, durante o dia, ela era a rainha dos cisnes e à noite voltava a ser a bela moça.

Como podia a mãe de Odete aceitar tamanha desventura? Desolada, sem saber o que fazer, ela caiu num choro demorado. E chorou, chorou… Chorou dias e noites. Derramou tantas lágrimas que deram para formar um lago cristalino num vale que havia nas proximidades da casa. Durante o dia, quem passasse pela região avistava, à beira do recente lago, um belo cisne coroado, quem sabe o mais belo cisne que já havia visto.

Com o tempo, outros cisnes foram chegando por ali. Eram moças da redondeza também encantadas pelo feiticeiro. Os que conheciam o feiticeiro contavam que ele tinha uma filha de nome Odile e que, segundo ele dizia, em breve, ela se casaria com aquele que seria o rei daquele país. Presumia o bruxo que, enfeitiçando as moças daquela terra, o príncipe acabaria se encontrando com sua filha.

Chegou o dia do aniversário de 21 anos do príncipe e, conforme estava determinado desde que ele nascera, durante a festa de comemoração, ele escolheria entre as convidadas aquela que seria sua esposa. Entediado com tal obrigação, o príncipe saiu para caçar com seus amigos. Havia ganhado um novo conjunto de arco e flechas e queria experimentá-los. Cavalgando pelo campo, os caçadores acabaram se deparando com o recente lago e o príncipe logo foi atraído pela elegância dos cisnes que estavam lá a mergulhar. Num instante, ele viu-se atraído por um cisne que usava uma coroa na cabeça.

Impressionado com a beleza do lugar, o príncipe decidiu parar por ali para descansar. Acomodou-se e pediu aos amigos que não atirassem suas flechas. Em pouco tempo, o sol se põe e de repente o lago dos cisnes fica rodeado de belas moças vestidas de branco. Então, uma jovem de rara beleza se dirige ao príncipe e lhe conta sobre o encantamento. De dia, ela e as companheiras eram cisnes e de noite voltavam a ser as moças que eram antes. E que havia apenas uma forma de ela se tornar mulher para sempre. Para isso, ela teria que se casar com um moço que lhe fosse fiel para sempre.

Enquanto conversava com a moça, o príncipe se viu perdidamente apaixonado. A noite foi passando e quando chegava a hora de o sol iluminar o dia, o príncipe agiu ligeiro. Disse-lhe que ela era a sua escolhida convidou-a para festa que seria dada no castelo na noite seguinte.

O feiticeiro, ah, o feiticeiro. Aquele era o seu tão esperado dia. Não seria aquele cisne coroado que haveria de lhe atrapalhar. Seguro de que restavam poucas moças casadouras naquele reino, usou de sua magia e fez com que a filha Odile se tornasse semelhante a Odete. Comprou-lhe um belo traje a rigor e conduziu-a para a festa com a obrigação de conquistar o príncipe.

Naquela noite, o castelo recebeu a mais bela decoração de todos os tempos. Acompanhadas de suas famílias, as candidatas a princesa chegavam, cada uma mais suntuosa do que a outra. De braços dados com o pai feiticeiro vestido para uma cerimônia real, chegou Odile, toda faceira, certa de que aquele era o seu esperado dia. O príncipe, que havia visto a amada apenas uma vez e sob o clarão da lua, acreditou que aquela fosse a moça cisne. Dirigiu-se a ela e lhe fez juras de amor eterno. Nessa hora chegou Odete. Ao vê-lo sorridente a dançar, sente-se traída. Como podia ser? Seu encanto nunca seria quebrado… Num momento, o príncipe percebe o olhar desolado da moça que acabava de chegar e sente que havia jurado amor eterno a uma pessoa errada.

Ao ver a troca de olhares, o feiticeiro pressente que o maior negócio de sua vida estava prestes a se arruinar. Então, aproveita de sua força para fazer com que Odete desapareça do salão voando pela janela. O príncipe, ao ver a amada naquele voo, corre até a janela e se atira atrás dela. Pede-lhe perdão e, juntos, caminham até ao lago dos cisnes.À beira do lago, o príncipe lhe faz juras de amor eterno. No entanto, ela sabendo que estava condenada a ser cisne para sempre por causa do encantamento, em desespero, pula dentro do lago. O príncipe a segue, pois nada mais lhe importava. Se o amor não podia ser realizado, ele morreria junto com a amada.

Dizem que, neste momento, o feiticeiro perdeu todo o seu poder e todas as companheiras do lago se tornaram livres do feitiço. Elas contaram que, ao amanhecer, meio a uma suave neblina, viram os espíritos dos apaixonados sobrevoando o lago.

Fonte:almacarioca.net.com/Terezinha Pereira

41 comentários:

Anônimo disse...

Desculpe mas essa versão não é a original, as verdadeiras versões dos contos de fadas que são os ballets de repertório são obscuras, assim a maioria delas não tem um final feliz. Na verdadeira historia Odete se mata ao ver que seu principe amado tinha se apaixonado pela filha do tal bruxo! bem tanto que o filme o ¨Cisne Negro¨ mostra um pouco a antiga historia. Sei pois as minhas professoras do ballet nos contou.
Mas essa historia não é de todo mal, é linda como nos contos de hoje.

bem essa é a minha opinião.
Até logo.

Anônimo disse...

concordo nao fala de Ballett

Anônimo disse...

Conordo com as pessoas acima ,mas, minha opiniao e esta:achei boa a história contada ,não julgo que apesar de não ser parecida com a atual,seja pior ou melhor ,acho que daria uma boa apresentaçao ia ser um pouco diferente o publico iria gostar do assunto comentado no texto e apresentado pelos bailarinos.Não sou tão critica ,porem,seria uma boa historia para contar as crianças.

Anônimo disse...

gostei

Unknown disse...

Essa história não fala de Ballet eu concordo, mas a história está certa sim, a Odette se matou e na outra história que eu vi o príncipe se mata junto por não aguentar a tristeza ou algo assim e está a mesma coisa aí , e o bruxo também perde os poderes.
Espero dançar essa coreografia alguma vez!!

Anônimo disse...

Eu acho que a história é muito interessante e até é gira.
Eu pratico ballet,dança comtenporania, hip-hop, dança moderna e barra no chão.
E é muito fixe!!!!!!!!!!
Eu espero alguma vez dançar esta dança eu vou ter um espetáculo no
3º período mas de certeza que não vamos dançar esta história!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Ola sou outraves eu a miuda do comentário acima devem querer saber como é que eu danço tantas danças é muito facil na verdade eu
sou do encino articulado!!!!!!!!!!
Eu adoro dança!!!!!!!!!!
I love dança(:

Anônimo disse...

Sou otravés eu a miuda do comentário acima esta história não fala de ballet mas podem fazer um bailado com ela não achão?

Anônimo disse...

sinceramente eu gostei mas nao fala de balett

Anônimo disse...

Esta é umas das versoes, á muitas mas esta está na mesma correta, eu pratico ballet e pelo que eu sei esta historia (lago dos cisnes)é foi adptada para o ballet

Anônimo disse...

Simplesmente linda a história do Lago dos cisnes.Sou apaixonado por esse ballet.A música de Tchaikovsky é extremamente emocionante,assim também como no Quebra nozes,o romantismo chega ao ápice em suas músicas.

Anônimo disse...

A história que eu li é parecia. Só o final é diferente. Odete se atira do ponto mais alto do castelo em direção ao lago, pois o feiticeiro e a filha cruel haviam tido êxito em seu plano e a mesma encontrava-se agora casada com o príncipe. Percebendo seu erro grave e vendo Odete se atirar da torre, o príncipe também se joga e juntos eles caem no lago. No dia seguinte o lago foi vasculhado em toda sua extensão, mas ninguém nunca mais soube dos dois amantes.

Anônimo disse...

fui professora de ballet,ainda na época em que era aluna,já conhecia a história,na verdade é uma lenda como tantas outras,assim como,o boto cor de rosa,sereias.....com a diferença que em cima dessa história foi belamente criada uma coreografia clássica que deu todo ênfase ao fato lido,Não resta dúvidas que é uma linda história de amor,com o final trágico,pela morte da jovem ao perder seu amor para outra.......porém a coreografia é quem deu a essa história toda a beleza narrada em passos do ballet clássico.nesse momento estou preparando duas crianças para essa apresentação,dentro de seus limites,é claro,mais com certeza farão um lindo espetáculo..........

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar pela exposição do conto. Porém, lendo os comentários acima senti a necessidade de relatar que o ballet ORIGINAL de Tchaikovsky, de 1877, tem sim o final feliz porém após alguns anos, em 1893, por aspectos dramáticos, creio, a peça foi modificada se tornando então a versão mais conhecida com o final trágico e impactante. A leitura de algumas obras simples podem comprovar a veracidade do que digo, como o livro "Lago dos Cisnes - Lisbeth Zwerger, Pyotr Ilyich Tchaikovsky, Edição em Português Publicado em 12-2003". Parabéns pelo trabalho. Boa tarde.

ionara disse...

A historia esta certa mais é a historia e não o Ballet

Anônimo disse...

Gente, independente de ser ou não a versão original, o problema é o português de vocês. Onde já se viu "encino", "comtenporanea" e 'sou eu "outravés"', etc? Estudantes com um português tão errado estudam o quê? O correto é dizer 'ensino','contemporânea','outra vez'. Antes de qualquer coisa precisamos nos expressar corretamente no nosso próprio idioma. Se não for assim, como aprenderemos idiomas diferentes? Principalmente vocês, bailarinos, que trabalham nos balés e teatros do mundo inteiro, devem ter muito mais cuidado e carinho com a língua materna. Estudem mais, por favor!

Anônimo disse...

Achei essa história linda, não é a original, mas pelo menos acreditamos que o príncipe morreu de amor. Sendo que a original somente Odete morre. Que triste!!!

Anônimo disse...

Parece um filme da barbie

Anônimo disse...

Bem a historia nao e assim pelo que sei odite se mata com uma faca no peito e o principe se afoga no lago de lagrimas mas achei esta versao boa propria pra contar as criancas que assistem o filme da barbie e que perguntam sobre a historia do lago do cisnei !!! Parabens !!! VLW

Anônimo disse...

Elab oma oan ue,adrem amu é,otahc fffa

Beattriz Spalding Viana disse...

Olá Myrna, assim como você acho o ballet uma dança linda, porém não posso fazer aula. Tenhobapenas 14 anos e gostaria de ser como a Ashi Ross. Sei que de todos os comentários o meu seria o mais esquecido, mas se você lesse e respondesse seria muito gratificante. Pois bem, para ser bailarina é obrigatóriamente ser magra ? Obrigada desde já. Beijos. E desculpe estar te incomodando, ou algo do gênero. E também por estar comentando um post de 2011. Hehe obrigada.

Anônimo disse...

ADOREI:) nunca ouvir esse conto so ouvir falar dele eu tenho uma bailarina e chamo ela de odete acho lindo o LAGO DOS CISNE é bom. bjs

Unknown disse...

A menina virginal, pura e doce, presa no corpo de um cisne. Ela quer a liberdade, mas só o verdadeiro amor pode quebrar o feitiço. Seu desejo é quase concedido sob a forma de um príncipe. Mas, antes que ele possa declarar seu amor, o gêmeo lascivo, o Cisne Negro, engana e o seduz. Devastado, o Cisne Branco pula de um penhasco, matando-se e, na morte, encontra a liberdade".

ALICE HELENA disse...

EU SOU UMA CRIANÇA DE 8 ANOS E ESTOU FAZENDO BALLET NA PROFESSORA ADRIANA E JÁ FIZ ESSA APRESENTAÇÃO O LAGO DOS CISNEIS

Anônimo disse...

Amo lago dos cisnes! É uma história dramática e rômantica. Sou bailarina e esse ano vamos apresentar o lago do cisnes e meu sonho é ser Odette, o cisne branco mas eu particulamente gosto mais da Odile, o cisne negro. Se tiverem alguma dica pra me dar comente embaixo ou coloque em resposta!...
agradeço desde já!

Unknown disse...

Gente, existem várias versões do Lago dos Cisnes. Acho que essa é a original, que deu origem ao ballet. Eu, que sou uma pessoa trágica, gosto da versão em que só a Odete se mata. Mas todas são bonitas.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Adoro a historia do lago dos cisnes.Eu acho muito interessante.

http://alfabatezicao.blogspot.com/?m=1 disse...

Boa história, mas prefiro finais felizes. Bjo

Unknown disse...

Prefiro assim menos emo chorao.

Lauany disse...

E verdade ele se matá junto com ela e o feiticeiro perde os poderes esse eo verdadeiro final

Lauany disse...

Agora em junho vou dança o lago Lago do cisne mais vou dançar a parte das camponesas aqui em porto velho no Palácio das artes

Odete disse...

Adoro essa história...pois é relativa ao meu nome!Sempre pensei que o príncipe a salvava...afinal o final foi como o de Romeu e Julieta???

GILCON TI INFORMÁTICA & CURSOS disse...

Não conhecia a história com todos os detalhes relatados. Adoro a música de Tchaikovsky. Obrigado.

Alice disse...

Tudo bem essa história e linda❤️

Unknown disse...

Eles morrem no final. Quer mais triste e obscuro que isso?

Unknown disse...

Eu amei a história se fala de amor e dança.e está história me incentiva a ler mais e mais eu faço ballet e essa dança vou fazer ou este ano ou ano que vem
😍🦢🌟🌟🌟🌟✨💫

Maria Fernanda Guimarães disse...

Tem toda a razão. É preciso saber falar português correctamente.

Anônimo disse...

É assustador o nível de escolaridade de artistas e também de outros profissionais que se dedicam exclusivamente à sua profissão e que deveriam, então, se expressar apenas através de sua arte ou atuação, se eximindo de comentar suas ideias por escrito.

Anônimo disse...

Fds?

Unknow disse...

Que história triste só conhecia as versões da Barbie e da princesa encantada e sabia que era bem sombria mas não tanto amo a música e trilha sonora do ballet mas nem sabia que era um conto mesmo kkkkk

Todos os sonhos do mundo...

Todos os sonhos do mundo...
Por Benicia Marcantonio