quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
A nossa primeira PB
Madeleine Rosay, a primeira brasileira a receber o titulo de PRIMEIRA BAILARINA do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Formou-se na Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (hoje Escola Estadual de Dança Maria Olenewa) tendo como professores Maria Olenewa e Vaslav Veltchek. Aos quinze anos tornou-se primeira bailarina clássica e característica, sendo a primeira brasileira a ser nomeada para este cargo. Permaneceu no Corpo de Baile do Teatro Municipal de 1937 a 1945. Em 1949 assumiu a direção da Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal e também do Corpo de Baile do mesmo Teatro.
Sua atuação na Morte do Cisne foi considerada memorável. Como coreógrafa cria em 1953 o ballet Mancenilha com música de Villa-Lobos, elaborando um argumento místico e sertanejo característico das lendas sertanejas brasileiras. Este ballet foi dançado por Alicia Alonso e Igor Youskevitch no “American Ballet Theatre”. Madeleine introduziu no Brasil e exterior danças brasileiras estilizadas como frevos, candomblés, sambas, dentre outros.
Em 1937, foi designada por Bronislava Nijinska para fazer o papel da “boneca” em Petrouschka.
Participou como primeira bailarina das temporadas de 1939 e 1943, ocasião em que Yuco Lindberg criou para ela o ballet Felicidade.
Madeleine foi mais uma brasileira que encantou o mundo!
Fonte: Eedmo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário