A Bailarina que sambou nas pontas pela primeira vez...
Heros Volúsia Machado, nasceu no Rio de Janeiro em 1914. Filha do poeta Rodolfo Machado e da poetisa Gilka Machado, seus avós maternos Hortênsio da Gama Sousa Melo era poeta e a avó Teresa Cristina Muniz,atriz de rádio e teatro.
Bailarina que uniu balé clássico e ritmos brasileiros nos anos 30 e 40, Eros inspirava-se na natureza e na cultura do país, imprimindo na dança, de maneira pioneira, traços das raízes nacionais. Levou pela primeira vez ao mais tradicional reduto clássico do ballet, o palco do Teatro Municipal do Rio, nos anos 30, um bailado de apelo popular.
Fez tanto sucesso e era tão bonita que atraiu a atenção da revista americana "Life", sendo capa da edição de 22 de setembro de 1941. Até hoje, foi a única sul-americana a estampar a primeira página da conceituada publicação americana. A reportagem rendeu-lhe um convite da Metro Goldwyn Meyer,para participar de uma comédia da dupla Abbot e Costello, "Rio Rita", de 1942.
As danças místicas do candomblé, os rituais indígenas, o frevo, o maxixe e o maracatu foram algumas das fontes de pesquisa artística da bailarina. Professora do Serviço Nacional de Teatro, criou um curso de coreografia, que foi o primeiro curso de dança no Brasil a aceitar bailarinos negros.
Dançando o samba na ponta das sapatilhas, imprimindo ginga aos quadris e criando movimentos coreográficos sobre ritmos brasileiros como Tico-Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, Brejeiro, de Nazareth e Mignone, Eros Volúsia criou algo verdadeiramente novo, chamando a atençao de um público célebre. Carmen Miranda entrou no time dos admiradores e dela copiou os graciosos movimentos de braços que tornaram-se sua marca registrada.
Na França,ficou conhecida como La Muse Sacrée.
Eros Volúsia sintetizou com estas palavras a sua missão artística:
- Dei ao Brasil o que o Brasil não tinha, a "SUA" dança clássica.
Fonte: Portal Luis Nassif
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